segunda-feira, 3 de julho de 2017

Síndrome da serotonina

Síndrome da serotonina é uma reação a droga potencialmente fatal que faz com que o organismo tenha muita serotonina, uma substância química produzida pelas células nervosas.

Causas de síndrome da serotonina

Na maior parte dos casos, a síndrome da serotonina ocorre quando duas drogas que afetam o nível de serotonina do corpo são tomadas em conjunto ao mesmo tempo. As drogas causam a liberação de muita serotonina, mas esta também pode permanecer na área do cérebro.
Por exemplo, você pode desenvolver esta síndrome se tomar medicamentos para enxaqueca chamados triptanos, em conjunto com antidepressivos chamados inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) e inibidores selectivos de serotonina/norepinefrina (SSNRIs). Popularmente, SSRIs incluem citalopram (Celexa), sertralina (Zoloft), fluoxetina (Prozac), paroxetina (Paxil) e escitalopram (Lexapro). SNRIs incluem duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor). Marcas de triptanos incluem sumatriptano (Imitrex), zolmitriptan (Zomig), frovatriptan (Frova), rizatriptano (Maxalt), almotriptan (Axert), naratriptano (Amerge) e eletriptan (Relpax).

Fale com o seu médico antes de parar qualquer medicação.
A síndrome da serotonina é mais provável de ocorrer quando você começa ou aumenta o uso da medicação.
Antidepressivos mais antigos chamados inibidores da monoamina oxidase (IMAO) também podem causar síndrome da serotonina com os medicamentos descritos acima, bem como meperidina (Demerol, um analgésico) ou dextrometorfano (medicamentos para a tosse).
As drogas de abuso, tais como o ecstasy e LSD também têm sido associadas com a síndrome da serotonina.

Sintomas de síndrome da serotonina

Os sintomas ocorrem dentro de minutos a horas, e podem incluir:
  • Agitação ou inquietação
  • Diarreia
  • Batimento cardíaco rápido e pressão arterial elevada
  • Alucinações
  • Aumento da temperatura corporal
  • A perda de coordenação
  • Náusea
  • Reflexos alterados
  • As rápidas mudanças na pressão arterial
  • Vômitos

Diagnóstico de síndrome da serotonina

Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de perguntas sobre o seu histórico médico, incluindo os tipos de drogas que você toma.
Para ser diagnosticado com síndrome da serotonina, você deve ter estado a tomar uma droga que altere os níveis de serotonina do corpo (droga serotoninérgica) e ter pelo menos três dos seguintes sinais ou sintomas:
  • Agitação
  • Diarreia
  • Suor pesado que não é devido à atividade
  • Febre
  • Alterações do estado mental, como confusão ou hipomania
  • Espasmos musculares (mioclonia)
  • Reflexos hiperativos (hiperreflexia)
  • Tremer
  • Tremor
  • Movimentos descoordenados (ataxia)
A síndrome da serotonina não é diagnosticada até que todas as outras possíveis causas sejam descartadas, incluindo infecções, intoxicação, problemas metabólicos e hormonais, e retirada da droga. Alguns sintomas da síndrome da serotonina podem imitar os sintomas de uma overdose de cocaína, lítio, ou um IMAO.
Se você acabou de começar a tomar ou aumentou a dosagem de um tranquilizante (droga neurolépticas), outras condições como a síndrome maligna dos neurolépticos serão consideradas.

Tratamento para síndrome da serotonina

Pessoas com síndrome de serotonina devem permanecer no hospital por pelo menos 24 horas para observação.
O tratamento pode incluir:
  • Benzodiazepinas, tais como o diazepam (Valium) ou lorazepam (Ativan) para diminuir a agitação, movimentos tipo convulsivos e rigidez muscular
  • Ciproeptadine (Periactin), uma droga que bloqueia a produção de serotonina
  • Fluidos intravenosos (pela veia)
  • Retirada de medicamentos que causaram a síndrome
Em casos de risco de vida, medicamentos que mantenham a atividade dos seus músculos e um tubo de respiração temporário e máquina de respiração serão necessários para evitar mais danos musculares.

Nenhum comentário:
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL