sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Tremor essencial - Causas e tratamento de tremor essencial

Tremor essencial causas sintomas diagnóstico tratamento prevenção riscos complicações
Tremor são os movimentos instáveis das mãos, pernas, cabeça ou voz que uma pessoa não consegue controlar

Causas de tremor essencial

Por vezes, o tremor é uma reação normal a uma situação como medo, fadiga ou raiva. Ele também pode ser um efeito colateral do excesso de cafeína, um medicamento, ou retirada de uma droga ou medicamento. Quando o tremor ocorre durante as atividades e não existe uma causa emocional ou química, que possa ser um sinal de uma doença neurológica, dá-se o nome de tremor essencial.
O tremor essencial é diferente daquele que ocorre na doença de Parkinson, uma outra doença neurológica. O tremor essencial é mais perceptível quando o corpo está em ação, como quando você está a escrever, a digitar ou a derramar uma bebida. Em contraste, os tremores de Parkinson são mais visíveis em repouso.
No tremor essencial, os tremores começam quando você usa as mãos. O tremor essencial começa muitas vezes na mão dominante.
Por vezes, as pessoas preocupam-se ao pensar que o tremor essencial seja o início da doença de Parkinson. As duas condições são muito diferentes. Os tremores de Parkinson são mais visíveis em repouso. Pessoas com Parkinson tremem as suas mãos quando as descansam no seu colo. Mas quando elas chegam para agarrar ou segurar alguma coisa, como uma xícara de café, a agitação pára.
Cerca de uma em cada quatro pessoas desenvolve tremor essencial à medida que envelhece. Você será mais propenso a desenvolver tremor essencial se tiver um pai ou irmão com a doença.
O tremor essencial é muito mais comum do que a doença de Parkinson.

Sintomas de tremor essencial

O principal sintoma é tremer uma ou ambas as mãos ou a cabeça. A agitação é incontrolável, mas nem sempre é dramática. Por vezes, o discurso fica tremido. Estresse, cafeína e alguns medicamentos podem piorar o tremor.


Diagnóstico de tremor essencial

O seu médico irá identificar o tremor essencial pelo seu padrão e pelo seu histórico.
Características que aumentam a possibilidade de diagnóstico incluem:
  • Agitação que piora quando você tenta manter uma posição (como segurar uma caneta)
  • Uma história familiar de tremor
O seu médico irá rever os seus medicamentos. Ele irá identificar qualquer medicamento que possa causar tremor, como um efeito colateral.
O seu médico pode querer que você seja sujeito a testes adicionais. Estes testes podem identificar outras condições médicas que podem causar sintomas semelhantes. Se qualquer uma dessas condições estiver a causar o tremor, você não terá um tremor essencial.
Se você tiver diabetes, o tremor pode ser um sintoma de baixos níveis de açúcar no sangue. Tremor também pode ser causado por um excesso de certos metais no seu corpo. Por exemplo, depósitos excessivos de cobre e exposição ao mercúrio ou arsênico podem causar tremor.

Tratamento para tremor essencial

Medicamentos chamados beta-bloqueadores são os tratamentos mais eficazes. Exemplos incluem atenolol (Tenormin) e propranolol (Inderal).
Geralmente, os beta-bloqueadores melhoram o tremor de modo a não interferirem com as atividades normais. Nalgumas pessoas, o tremor desaparece completamente. Se parar de tomar a medicação, o tremor vai voltar.
Outros medicamentos que podem ajudar incluem:
  • A primidona anticonvulsivante (Myidone, Mysoline)
  • O medicamento anti-ansiedade lorazepam (Ativan)
  • A gabapentina (Neurontin), uma droga usada principalmente para tratar dor crônica

Prevenção de tremor essencial

Ninguém sabe o que causa o tremor essencial. Deste modo, não existe nenhuma forma conhecida de prevenir esta condição.
Estresse, cafeína e alguns medicamentos podem piorar o tremor. Se o estresse tornar o seu tremor pior, você pode aprender formas de reduzir o estresse.
Se a cafeína agravar os sintomas, tente reduzir as bebidas com cafeína, como café, chá e refrigerantes.
Medicamentos que podem afetar o tremor incluem:
  • Estimulantes como o metilfenidato (Ritalina)
  • Lítio (Lithobid e outros)
  • O valproato (Depacon)
  • Antidepressivos
  • Medicação para a tireoide (em doses excessivas)
Fale com o seu médico se qualquer um destes medicamentos estiver a piorar o seu tremor.

Nenhum comentário:
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL